Faltam

Dias
Horas
Min
Seg

Para o início da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem

Semana Brasileira de Enfermagem

82ª SBEn

A Programação da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o Tema Central “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, de 12 a 20 de maio de 2021, será realizada pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn Nacional, Seções de Estados e do DF, com ações on-line em razão da prioridade nacional para a agenda do enfrentamento da Covid-19.

A imunização foi iniciada no país, no entanto, ainda ocorre de forma lenta e com planos diferenciados de acordo com cada estado. Portanto, o distanciamento social ampliado continua sendo a principal medida para conter o crescimento da disseminação do contágio pelo SARS-CoV-2 (novo coronavírus) e para evitar o colapso na capacidade instalada das redes de serviços de saúde dos subsistemas: público, privado, filantrópico e dos planos de saúde.

A ABEn reafirma a importância das trabalhadoras e trabalhadores em enfermagem na defesa da vida no contexto de aprofundamento da crise sanitária e recrudescimento das crises social, política e econômica presentes no Brasil e no mundo.

Trabalhos Científicos

Eixos Temáticos

O tema da 82ª SBEn será desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem

Conheça nossos principais palestrantes

Palestrantes

Inscrições

Não perca
Garanta sua vaga

Estudante

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação

Inscrição Gratuita

Profissional

Profissionais de
Saúde

Inscrição Gratuita

Associado

Todas as categorias de associados ABEn

Inscrição gratuita

Programação

Confira a Programação Completa do evento.

Área do Participante
da 82º SBEn

Acompanhar inscrição, enviar trabalhos, Assisitir ao Evento Online e mais

Normas gerais para elaboração de trabalhos

Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para a 82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) 71ª Semana Amazonense de Enfermagem e III Semana de Enfermagem Integrada do Amazonas, organizada pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Seção Amazonas. Os resumos simples submetidos para  apresentação no Evento devem seguir rigorosamente as orientações descritas neste documento.

Os resumos simples são originados de TRABALHOS COMPLETOS. Os resumos simples serão publicados nos Anais da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem disponíveis em www.aben-am.org.br/anais

Data limite para submissão dos resumos simples: 30/04/2021.

Submissão exclusivamente pelo site www.aben-am.org.br/82sben

1.    CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE PREVISTA

05/04/2021

Abertura     para     Submissão    dos resumos  simples.

30/04/2021

Data limite para submissão do resumos simples até as 23:59h, após essa data o sistema fechará para o envio de novos trabalhos.

03/05/2021

Data Limite para a divulgação dos resumos  simples aprovados, via e-mail e site da 82ª SBEn.

05/05/2021

Data limite para o envio do template no formato  e-poster referente aos trabalhos aprovados na modalidade: PÔSTER ELETRONICO (E-PÔSTER).

17/05/2021

Apresentação dos resumos simples na modalidade: COMUNICAÇÃO COORDENADA (COMUNICAÇÃO ORAL).

31/05/2021

Data prevista para publicação dos resumos  simples nos ANAIS.

 

2. INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas SOMENTE pelo site do evento: www.aben-am.org.br/82sben.

Para inscrever o seu trabalho científico você deverá estar inscrito na 82ª Semana Brasileira de Enfermagem – Seção Amazonas na categoria Associado da ABEn – AM.

  • Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos como Não há limite para participação em trabalhos como co-autores;
  • Cada resumo simples poderá ter 1 Autor principal (relator), 4 co-autores e 1 orientador, totalizando 6 pesquisadores;
  • Cada participante é responsável pelo preenchimento correto das informações pessoais no momento da inscrição. Não haverá modificação após o cadastro;
  • No ato da inscrição, deverá cadastrar uma senha que será utilizada para a inscrição do trabalho e outros procedimentos referente ao GUARDE SUA SENHA!
  • Após realizar a submissão do resumo no evento, o inscrito receberá a confirmação por e-mail.

3.  EIXO TEMÁTICO

Os eixos temáticos disponíveis para inscrição de trabalho científico serão:

Eixo I – Em defesa do trabalho e da educação em Enfermagem: saúde, dignidade e valor;

Eixo II – Em defesa da sustentabilidade do SUS, da saúde e da vida em sua diversidade.

3.1 Modalidades

  • COMUNICAÇÃO COORDENADA (COMUNICAÇÃO ORAL)
  • PÔSTER ELETRONICO (E-PÔSTER)

Somente serão aceitos trabalhos na modalidade comunicação coordenada aqueles que estiverem  intimamente relacionados ao tema central do evento. Os trabalhos que não abordarem a temática central, poderão ser aceitos na modalidade “E-Pôster”.

Todavia, a comissão avaliadora, após julgamento poderá alterar a modalidade de apresentação do trabalho de e-pôster para oral ou modalidade coordenada para e-pôster caso julgue pertinente.

As apresentações de trabalhos na Modalidade Comunicação Coordenada serão realizadas via Online em plataforma Microsoft Teams ou similar (ZOOM, MEETING) a ser definida.

As apresentações em E-Poster, serão mostradas em grade de imagens no site do evento, com exposição de um contato indicado pelo autor no envio do e-poster.

4.  ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS SIMPLES

TÍTULO DO TRABALHO: (50 a 150 caracteres com espaço) colocar o título completo do trabalho, EM CAIXA ALTA.

INTRODUÇÃO (500 a 1.500 caracteres com espaço): ser pontual na descrição do assunto/temática, clareza na apresentação do objeto, justificativa e relevância do estudo.

OBJETIVO (50 a 300 caracteres com espaço): descrever o objetivo do estudo usando o verbo no infinitivo, de forma clara e sucinta.

MATERIAL E MÉTODO (500 a 2.000 caracteres com espaço): deverá ser apresentada de maneira clara e concisa. Deve constar os procedimentos de coleta e análise de dados (se for o caso).

RESULTADOS (500 a 2.000 caracteres com espaço): apresentar os principais resultados do trabalho. Não serão aceitos tabelas e gráficos.

CONCLUSÃO (50 a 500 caracteres com espaço): deverão ser elaboradas com verbos no presente do indicativo e responder aos objetivos

REFERÊNCIAS: normas em ABNT, até 4 referências.

PALAVRAS-CHAVE: deverão ser escolhidos 03 descritores relacionadas ao assunto central do trabalho. Os mesmos devem estar inseridos nos DECS ou MESH. Cada descritor deve ser inserida no campo separado por vírgula.

5.  SUBMISSÃO:

O resumo simples deverá ser digitado na página do participante do site do evento de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa. Após avaliado o resumo simples, o autor receberá um e-mail informando sobre o aceite do trabalho.

6.  NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

A comissão organizadora se responsabilizará pelo anexo do template em formato PowerPoint e e-poster no site do evento, para a realização das apresentações dos trabalhos e submissão  no sistema.

6.1.   Sessão coordenada (Comunicação oral):

A apresentação do trabalho em comunicação coordenada (oral), utilizará a Plataforma online, com URL entregue ao apresentador antes do evento e grade de apresentação disponibilizada no site. O tempo de  apresentação determinado será de 5 minutos para cada trabalho e 5 minutos para discussão.

Os autores apresentadores devem entrar na Transmissão ao vivo com 30 minutos de antecedência do início de sua  apresentação. A apresentação não precisa ser enviada na área do participante, pois é de responsabilidade de autor, usar a apresentação da transmisão ao vivo para expor seu Power Point.

Horários para as apresentações na modalidade comunicação coordenada serão informados por e-mail aos classificados e/ou no site do evento (www.aben-am.org.br/82sben) previamente.

6.2.   Pôster Eletrônico (e-pôster):

O pôster deverá ser estruturado seguindo as dimensões de 120 cm de altura por 80 cm de largura. Deverá conter as logomarcas da instituição de vínculo dos autores e de fontes de financiamento de pesquisa.

O título deverá ser idêntico ao utilizado no resumo simples enviado e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título deve constar: o nome e e-mail do relator e nome dos demais autores, especificando a instituição de origem de cada um. Para as demais informações a serem apresentadas será respeitado o estilo de formatação dos autores. Incluir as referências bibliográficas no pôster.

O e-pôster deve ser enviado até ás 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 05 de maio de 2021, na área do participante, em formato de arquivo IMAGEM (JPEG/JPG ou PNG), não será aceito outro formato.

Esta modalidade não haverá apresentação sincrona do trabalho. No ato do envio do e-poster será informado um contato (E-mail, telefone, ou até URL de transmissão ao vivo própria se preferir, para que os participantes que visualizarem os trabalhos expostos no site possam entrar em contato de forma assíncrona.

7.  AVALIAÇÃO DOS RESUMOS SIMPLES

Os resumos simples serão avaliados por uma comissão científica designada pela organização geral da 82ª SBEn e serão avaliados quanto aos aspectos de:

Relevância e natureza inovadora;

Organização, capacidade de síntese;

Clareza e pertinência dos objetivos;

Coerência com a metodologia, encadeamento do conteúdo;

Contribuição à Ciência da Enfermagem; e

Impacto dos resultados.

Os resumos simples que não cumprirem as normas serão DESCLASSIFICADOS.

Além dos requisitos de preparo dos resumos listados anteriormente, o processo de avaliação dos resumos seguirá os seguintes critérios:

  1. Observância aos requisitos de estruturação dos resumos apresentados acima;
  2. O conteúdo dos resumos deve estar relacionado a um dos eixos temáticos da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem;
  3. O resumo simples deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa;
  4. O texto deverá apresentar pertinência científica, tendo coerência teórica entre suas

8.   PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

Para concorrer a premiação será necessário o envio do trabalho completo (forma de artigo científico) em formato de PDF no ato de submissão do resumo simples do mesmo, sendo opcional a participação nesse processo.

A premiação será destinada aos trabalhos enviados na íntegra, avaliados pelos critérios citados no item 7 pela comissão científica previamente ao evento. A apresentação do trabalho não resultará em notas e não afetará a escolha dos premiados, porém sua apresentação é obrigatória.

Serão premiados 3 trabalhos (1º, 2º e 3º lugar) dentre as duas modalidades citadas neste

edital.

9.   PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS

Todos os resumos simples aprovados e apresentados serão  publicados nos ANAIS da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Inscrição

A inscrição é gratuita para todas as categorias!